terça-feira, 12 de julho de 2011

O DRAGÃO, A ÁGUIA E O PEQUENO GIGANTE!

No mundo atual trava-se uma luta política e econômica pela supremacia mundial. Dois gigantes estão em luta: Os Estados Unidos e a China.

Na década de 40, no pós-guerra, os Estados Unidos da América começaram a liderar o mundo, e hoje tem o maior PIB, estimado em 13 trilhões de dólares.

Nesta mesma época (1949), a China era um país pobre e chegava ao seu comando Mao Tsé-Tung, precursor do comunismo naquele país. Começava então a revolução e com isso, a disciplina do povo chinês.
Hoje, a China disputa com os Estados Unidos a hegemonia mundial.

A China, ao longo da história, passou por muitas dificuldades, inclusive a revolução cultural de 1966, onde seus promotores procuravam fazer a revolução dentro da revolução, com sua “guarda vermelha”, que estimulava os jovens a punir os velhos revisionistas.

Foi uma época de grande dureza para os chineses. Deng Xiaoping foi duramente punido pela revolução cultural: um dos seus filhos foi jogado do 4º andar de um prédio e ficou paralítico.

Em 09 de setembro de 1976, morreu Mao Tsé-tung, e a China passou por uma nova revolução, comandada pelo pequeno gigante, o citado Deng Xiaoping, que fez a abertura econômica, criando o socialismo de mercado, e colocando a China em uma nova direção.

Pragmático, ele criou o Estado e dois sistemas, tentando conciliar o socialismo com o capitalismo, e para justificar, afirmou: “Não importa se o gato é preto ou branco, importa que se coma o rato”. A frase matou de ódio muitos comunistas radicais.

A situação hoje, mesmo estando o mundo em crise, é a seguinte: A China tem o dobro do PIB da Grã-Bretanha, e quase a metade do PIB Americano. Seu crescimento é espantoso em todos os níveis.

Mas a China tem também seu “calcanhar de Aquiles”, que é sua população com 1,3 bilhão de habitantes, e o não respeito aos direitos humanos.

Recentemente, Liu Xiaobo foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz e não teve autorização para recebê-lo. Ele é um ativista dos direitos humanos na China e está atualmente preso.

Estamos em uma nova era de incerteza, da qual falou John Kenneth Galbraith, e muitas são as perguntas e dúvidas:

- O Dólar e o Euro permanecerão?

- Como ficará o mundo com as novas emissões do C02?

- A Europa sairá da crise?

- O terrorismo continuará assustando o mundo?

Estas são perguntas difíceis de responder.
Mas, no futuro não muito distante, teremos uma luta surda entre a civilização Ocidental e a Oriental.

Quem vencerá? O Dragão ou a Águia?

Qualquer que seja o resultado, o pequeno gigante Deng Xiaoping estará sorrindo. Ele teve a coragem de reformar o seu país.

Givaldo Soares
(Cirurgião Dentista e Cidadão Brasileiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário