quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O DIFERENCIAL FEMININO

(*) Não é só na política, no meio artístico, nos esportes e nos negócios que a presença da mulher vem crescendo significativamente. Na área da saúde também. E na Odontologia não poderia ser diferente. Elas já são maioria!

Mais de 70% dos formandos na Arte de Fauchard são mulheres. Entre 60 e 70% dos pacientes nos consultórios, são do sexo feminino e mais de 50% de todos inscritos no CFO são desse grupo. Números que falam por si.

A preferência da maioria dos pacientes, entre os motivos que mais levam ao consultório é indiscutivelmente a estética, assim como a prótese e a dentística por hoje envolverem muito a estética, estão cada vez mais para elas.

Na era da socialização, a Odontologia social e preventiva e a Odontologia do trabalho, estão com cada vez mais mulheres, assim como as especialidades que envolvem os mais jovens: odontopediatria, ortopedia e ortodontia.

Nada contra esta realidade, muito pelo contrário, a Odontologia ficou mais bonita com elas, mas é preciso refletir os envolvimentos deste fator no futuro da profissão e o impacto dele nas tendências do mercado de trabalho.

Por não serem em sua maioria cabeça do casal, um critério meio sem cabeça e cada vez mais em desuso, elas se adéquam melhor a faixa salarial que tem sido levada mais para baixo, especialmente nos empregos e concursos.

Talvez por isso também, boa parte dos valores dos procedimentos mais procurados da Odontologia tem baixado, principalmente nas áreas em que a estética está envolvida. E isso nos dias de hoje é um processo irreversível.

Com tudo isso, novas premissas começam a estar presentes, como por exemplo o número de horas trabalhadas, o que é um fator positivo na atual competitividade, já que diminui o número de pacientes atendidos.

Os equipamentos, aparelhos, instrumentos e materiais levam cada vez mais em consideração qual sexo mais irá usá-los. Isso está também perceptível na apresentação das embalagens da maioria dos produtos da Odontologia.

A apresentação dos consultórios e clínicas por conta disso também melhorou significativamente, dando a profissão uma maior atratividade também por este quesito que é levado muito em conta pelos que os frequentam.

Só falta uma maior presença delas na articulação, formulação e decisões da política de classe na Odontologia, o que irá fatalmente acontecer em breve, pela disponibilidade e disposição da maioria delas para todas as funções.

ESTE DIA ESTÁ CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DE CHEGAR!

(*) ODONTO SOLUÇÕES N 106

Antônio Inácio Ribeiro ribeiro@odontex.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário