domingo, 30 de outubro de 2011

Crônica do Presidente






Saudades do velho Castelão!

O poema de “Concreto Armado” vai, lentamente, desaparecendo da paisagem. Na minha memória volto a 1972, data de sua inauguração.

Recém casado e morando no conjunto Nova Dimensão, me sentia um vizinho, um amigo, um irmão. Acompanhei de perto a construção do estádio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Vivi muitas alegrias, muitas tristezas. Tudo aquilo que o futebol proporciona a todos os torcedores. Vi muitas vezes Alberi destroçar e humilhar o América. Mas vi também, Hélcio Jacaré fazer gols memoráveis no ABC.

Minha reflexão volta a 1955 quando cheguei a Natal e fui morar na pensão de Dona Didi, na Rua Vigário Bartolomeu, um verdadeiro ninho de abecedistas.

A chegada foi em plena Sexta-Feira da Paixão e, no domingo seguinte, convidado pelos novos companheiros fui ao Juvenal Lamartine assistir ABC x América. Me apaixonei pelo time rubro, contrariando os meus novos companheiros.

Uma lembrança que não sai da minha memória:

Convidei meu pai para assistir a inauguração do novo estádio com o jogo ABC x América. Meu pai nunca tinha assistido a uma partida de futebol, provavelmente foi só para me agradar.

Porém, quando terminou o primeiro tempo, procurei saber sua impressão, ele falou: “Estes cabras de preto e branco são uns pestes”. Esta expressão simples de meu pai dá a dimensão da grandeza do futebol que o ABC jogou naquela noite.

Hoje, com tristeza vejo a demolição do velho estádio, e me preocupo com os sentimentos dos seus construtores; lembro-me de Adoniram Barbosa com sua “Saudosa Maloca”, cada tijolo que caía, doía no coração!

E agora que o poema deixa de ser “concreto” para ser “eterno” é necessário uma louvação e um reconhecimento ao arquiteto Moacir Gomes, autor do projeto arquitetônico e aos engenheiros calculistas Manoel e José Pereira que colocaram suas inteligências a serviço do futebol do Rio Grande do Norte.

E esperar que ocorra com Castelão o mesmo que ocorreu com a casa de Manuel Bandeira, no poema “A última canção do beco”.

“Vão demolir esta casa.
Mas meu quarto vai ficar,
Não como forma imperfeita
Neste mundo de aparências:
Vai ficar na eternidade,
Com seus livros, com seus quadros,
Intacto, suspenso no ar”.

Givaldo Soares

(Cidadão Brasileiro e Cirurgião Dentista)


sábado, 29 de outubro de 2011

CARTA DO IV ENCONTRO DE ESCRITORES




Nós, entidades culturais e educacionais, reunidas no IV Encontro Potiguar de Escritores - IV EPE , sob a presidência do escritor Eduardo Gosson, na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, de 24 a 26 de outubro de 2011, concluímos por elaborar a presente CARTA, que sintetiza as metas adotadas no IV Encontro , através da qual reivindicamos:

01. Recuperação imediata da Biblioteca Pública Câmara Cascudo, que está completamente sucateada, com infiltrações em todo o prédio, rede elétrica comprometida, recursos humanos aquém do necessário, falta de extintor de incêndio, acervo desatualizado, informatização;

02. Fazer cumprir o artigo 137, parágrafo 2º da Constituição do RN, que preconiza o ensino na rede pública da Disciplina Folclore, Artes Plásticas e Literatura do RN;

03. Propor, através da UERN/SEEC, a criação do curso de Graduação em Letras – habilitação em Literatura, no Campus de Natal, e o Curso de Especialização em Literatura cujo eixo central seja DO OFÍCIO DE ESCREVER,voltado para estudantes da rede pública de ensino, cuja materialização se acopla ao cumprimento da lei 9.169/2009 que, no momento, passa por um debate através das instituições que integram a Rede Potiguar de Escolas leitoras;

O4. Articular mecanismos legais para obrigar o Governo do RN a executar a Lei nº 9.105/98 (conhecida por lei Henrique Castriciano) uma iniciativa da UBE/RN, materializada pelos deputados José Dias e Fernando Mineiro, cujo objetivo principal inclui a valorização dos escritores potiguares e suas obras;

05. Melhorias nas condições salariais de todos os trabalhadores em Educação, com ênfase no magistério.

06. A aprovação da PEC 150 que define a participação orçamentária do Estado nas três esferas: municipal, estadual e federal.

07. Um canal permanente com a Secretaria de Cultura, através de sua atual gestora, professora Isaura Rosado, para concretização de ações conjuntas entre a Secretaria de Cultura e a UBE/RN;

08. Uma vaga no Conselho Estadual e Municipal de Cultura para a União Brasileira de Escritores – UBE/RN, tendo em vista a sua representatividade como órgão de defesa da classe dos Escritores;

09. Propor ao Governo do Estado a edição de um decreto denominando uma unidade escolar de “Escola Estadual Professor José Saturnino Paiva”.

10. Intermediar uma solução negociando junto ao Exército Brasileiro (Comando Militar em Natal) acerca da polêmica em torno da derrubada de um pedestal que abrigaria o busto do grande poeta Othoniel Menezes, autor do célebre hino da Cidade do Natal - Serenata do Pescador, popularmente conhecida como “Praieira”.

Natal/RN, 26 de outubro de 2011

a. Entidades Culturais

1. Federação das Instituições de Cultura do RN – FINCS - Diógenes da Cunha Lima

2 . União Brasileira de Escritores – UBE/RN - Eduardo Antonio Gosson

3. Academia Feminina de Letras do RN - AFLRN - Zelma Bezerra Furtado Medeiros

4. Academia de Trovas do RN - ATRN - José Lucas de Barros

5. Academia de Letras Jurídicas - ALEJUR - Jurandyr Navarro da Costa

6. Academia Macaibense de Letras - AMAL - Jansen Leiros

7. Academia Cearamirinense de Letras e Artes - ACLA - Pedro Simões Neto

8. Instituto Histórico e Geográfico do RN - Enélio Lima Petrovich

9. Instituto Ludovicus - Anna Maria Cascudo Barreto

10. Instituto Norte-Rio-Grandense de Genealogia - Ormuz Barbalho Simonetti

11. Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - Maurício Cardoso Garcia

b. Entidades Educacionais:

Instituto de Desenvolvimento da Educação

- Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PARABÉNS, CIRURGIÕES-DENTISTAS!!!











Nesta significativa data, homenageamos a nobre classe odontológica pela passagem do seu Dia Nacional.

Que Deus ilumine sempre esses abnegados e diferenciados profissionais, possibilitando-lhes promover a reabilitação da saúde bucal aos que precisam de seus especializados e diferenciados serviços.

Fraternal abraço, luz e paz!

terça-feira, 18 de outubro de 2011













1 - Confrades presentes;

2 - Homenagem aos Mestres;

3 - Chegada do "iluminado" Lenilson e, mais atrás, Campos - recebidos pelo anfitrião Valdir.

CONFRATERNIZAÇÃO

A CONFRAM se reuniu sexta feira, dia 14 de outubro de 2011, para mais uma confraternização.

O convite foi do confrade Valdir Cardoso, que nos recebeu de forma alegre e fidalga, juntamente com sua esposa Selma e seus filhos Marcelo e Raquel Cardoso, que nos preparou deliciosas sobremesas.

O mestre cuca foi o Dr. Nelson João Silva que preparou um supimpa bacalhau (com natas), sua especialidade principal.

A grande emoção da noite foi a chegada do amigo Teônio, enrolado na bandeira de Lagoa dos Gatos. E para completar, Gino Morelli, prestou uma homenagem ao poeta Manoel Bandeira, declamando seus poemas.

O destaque da noite foi o belíssimo comportamento de Murilo Pinto sob o olhar severo de Murilo Barros. Rubens Azevedo, com sua máquina digital fez a cobertura total, para postagem neste blog.

O anfitrião, de forma generosa, preparou um banner, prestando uma homenagem aos amigos: Givaldo Soares; Nelson João e Murilo Pinto.

Compareceram à festa os seguintes Confrades:

Murilo Pinto; Murilo Barros; Rubens Azevedo; Lenilson Carvalho; Mário Galvão; Givaldo Soares; Nelson João Silva; Esdras Carvalho; Maurício Gomes; Edmundo Rodrigues; José Campos Sobrinho; Gino Morelli e Teônio Vieira Pinto, que de forma reconhecida, agradecem a generosidade de Valdir, esposa e filhos.

Givaldo Soares

Presidente