segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PERFIL: DR. JOSÉ GERALDO DA FONSECA

 Formatura em Odontologia: 1952

 Cumprimentado pelo então Governador Garibaldi Alves Filho
 Nos ombros do filhão "Cacá" - Carnaval em Pirangi

Fazendo pose diante do Restaurante


SAI DA REDE, ZEZINHO!!!
          “Uma vida sem amigos é como viver numa ilha deserta,                         sem água, sem alimentos, sem luz”.

Este é o grito de guerra que utilizo quando telefono para o meu amigo, colega e compadre José Geraldo da Fonseca, um dos colegas mais queridos da Odontologia do Rio Grande do Norte.

Ele é hoje, junto com Fernando Dantas de Rezende, os dois Decanos da  profissão odontológica.

Zé Geraldo é natural de São João do Sabugi, onde nasceu em 03 de Fevereiro de 1925. É um jovem de 87 anos...

Cedo fez duas opções: Uma pela música, aonde chegou a ser um grande saxofonista, e pela telegrafia, que exerceu como profissão nos Correios.

Muito jovem, deixou sua querida cidade e foi estudar no colégio Diocesano, em Caicó. Lá exerceu o cargo de Prefeito do colégio. Tudo isso, a convite do Monsenhor Walfredo Gurgel, que depois, foi eleito Governador do Rio Grande do Norte.
                                        Monsenhor Walfredo Gurgel
                                                 Tutor e Amigo
                                                         
Em 1947, veio complementar seus estudos em Natal, no tradicional Atheneu, e foi morar na antiga Casa do Estudante, na Rua Seridó.

Concluiu seu curso de Odontologia na turma de 1952. Regressou a Caicó e exerceu a profissão com muito êxito, adquirindo uma grande clientela e uma legião de amigos.

Era disputado pelas mulheres de Caicó e das cidades vizinhas. Mas não resistiu aos encantos e ao charme de Maria Alice Medeiros da Fonseca “Alicinha”, com quem casou  em 19/01/1963. 

Da união nasceram três filhos: Ricardo Luis Medeiros da Fonseca, Carlos Eduardo Medeiros da Fonseca e José Geraldo Moura da Fonseca Júnior.

Em 1966, deixou o calor caicoense e veio gozar da brisa natalense. Aqui trabalhou nos Correios da Ribeira e no Instituto do Açúcar e do Álcool. Deste último, levou duas heranças: A doçura do açúcar e o gosto por um bom uísque.

Desempenhava uma intensa atividade profissional e social. Pertence ao Rotary Clube, que presidiu em 1971/72 e à Associação Brasileira de Odontologia, que presidiu nos mesmos anos.

Assim é José Geraldo da Fonseca, um gigante nas relações humanas que não conhece a palavra não.

Hoje, aos 87 anos, um pouco adoentado, recebe os cuidados da esposa, dos filhos e a preocupação dos amigos. Resiste com a bravura de um umbuzeiro de beira de rio.

Zé Geraldo é um exemplo de pai, cidadão e amigo.

O poeta Paulo Mendes Campos dizia:
“Que o homem é um gesto que se faz ou não se faz”

Zé é um amigo dos grandes gestos!!


Givaldo Soares

Um comentário:

  1. Concordo com você quando diz que JOSÉ GERALDO é "um gigante nas relações humanas", pois tem milhões de amigos que o admira, que gosta de sua companhia, do seu papo, das suas histórias e das suas farras...É um seridoense de fibra, um amigo maravilhoso que sabe curtir a vida da melhor forma possível...Um pai e marido dedicado, nada faz sem a aprovação de sua querida ALICINHA...Um profissional de odontologia muito dedicado e que prestou relevantes serviços não só em Natal, mas, principalmente no Seridó, onde iniciou sua carreira. Uma figura humana maravilhosa, solidária, amiga e de coração grande...Zezinho, nós suas amigas e de Alicinha, do voleibol, lhe amamos muito e estamos torcendo e rezando pelo seu restabelecimento e retorno ao nosso convívio esportivo...

    ResponderExcluir