sexta-feira, 30 de março de 2012

MENINOS, EU VI!

Tomando água com auxílio do caranguejo...

Pertences do meu pai.

Moinho da minha Tia Josefa (detalhe)

Cajado do meu avô e moinho da Tia Josefa

Grupo na Livraria Cultura (Recife/PE), onde presenteamos Ayssa com o livro
O Homem que Calculava, do genial Malba Tahan.

Museu em Goiana/PE

Primas Luiza e Ayssa


Minha volta a Pernambuco foi emocionante!

Nunca as palavras de José Américo de Almeida tiveram tantas significações:
Voltar é uma forma de reviver; ninguém se perde no caminho da volta.

Minha irmã, Vilma Soares, me fez voltar ao tempo da infância em Lagoa dos Gatos/PE.

Ela é a curadora das coisas da família. Ainda guarda a navalha, a máquina e todos os pertences da atividade do nosso pai como barbeiro.

Vi também o moinho de pedra, com mais de 150 anos, de minha tia Josefa, que era usado para transformar o milho em xerém e mungunzá no sítio Periperi, onde o velho Antônio Leite tinha um engenho de aguardente e rapadura, onde o meu avô, Manoel Dudu, era o mestre.
O moinho é o retrato das dificuldades da época, de muita pobreza,
mas de muita alegria e felicidade.

Vi e me emocionei com o cajado do meu avô, que tinha mais de 90 anos, e que o ajudava na locomoção. Agradeci à minha irmã Vilma por guardar as coisas da família. Quanta saudade!!!

Fui a Goiana/PE, onde tomei um copo d'água com o super caranguejo segurando o copo.

Visitei o museu particular do artista plástico José do Carmo, em Goiana/PE, onde posei ao lado do Anjo Cangaceiro, obra de sua autoria, realizada para ser entregue ao Papa, mas impedido pela ação de Dom Helder Câmara,
argumentando que um anjo não pode ser cangaceiro...

Encerrando a maratona participamos do aniversário de Vilma, homenageamos minha sobrinha Ayssa Soares, pela sua colocação em 2º lugar na Olimpíada Nacional de Matemática, e fechamos a festa com um almoço, oferecido pela minha irmã Neuza, no restaurante
Entre amigos
, no bairro do Espinheiro (Recife), onde degustamos um bom vinho argentino
e um excelente bacalhau.

Givaldo Soares

quarta-feira, 28 de março de 2012

UM CHICO NIQUELADO!!!


A vida de Chico Anysio merece uma reflexão!

Primeiro pela origem pobre e nordestina, vítima ainda de tantos preconceitos no Brasil.

Ele não pode ser visto apenas como artista e humorista.

Ele completa a lista dos grandes nordestinos que prestaram excelentes serviços ao Brasil.
Entre os quais poderemos citar: Antônio Conselheiro, Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Castro Alves, Luiz Gonzaga, "Lampião", Câmara Cascudo, Padre Cícero Romão Batista, Gilberto Freire, Nelson Rodrigues, Luís Inácio Lula da Silva e muitos ouotros...

Chico era um filósofo que buscava a verdade através dos personagens mais humildes de nosso povo. Era também um sociólogo que conhecia a sociedade brasileira como poucos.
As aulas do Professor Raimundo, eram um retrato caricato do Brasil.

Era também historiador e memorialista. Quase todas as noites nos seus programas ele desfilava a nossa cultura e os nossos hábitos e costumes, onde eram apresentadas a nossa grandeza e a nossa pequenez.

Seus tipos faziam análise, principalmente das coisas de nossa cultura, como: A cachaça, a mulata, futebol, o jogo do bicho e a elite, que era sempre gozada e ridicularizada.

Conclusão: Chico era um “santo pornográfico”.

Givaldo Soares da Silva

segunda-feira, 26 de março de 2012

CHICO ANYSIO - GENIAL BRASILEIRO!

No dia 12.04.1931 nascia em Maranguape/CE um gênio chamado FRANCISCO ANYSIO DE OLIVEIRA PAULA FILHO, o inigualável CHICO ANYSIO, falecido (não morto!) no Rio de Janeiro, em 23.03.2012.

Mudou-se com a família para o Rio quando tinha 06 anos de idade. Mais tarde, decidiu fazer um teste para locutor de rádio e saiu-se muito bem, ficando em 2º lugar, atrás de outro jovem iniciante: Silvio Santos.

Sempre com muito talento e versatilidade foi: humorista, ator, dublador, escritor (21 livros), compositor e pintor - retratou paisagens a partir de fotografias que tirava dos países que visitava.
Seus quadros foram expostos em diversas galerias do País; disse que gostaria de ter dedicado mais tempo à pintura, aprender as técnicas e ficar mais conhecido, para poder vender seus quadros por um preço melhor.

Destacou-se pelos inúmeros personagens (209!!) em programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos, tornando-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas do País.

Dirigiu e atuou, sempre com grande brilhantismo, ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na TV.

Na década de 1950, trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas daquela época Chico passou a escrever diálogos e também atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Na TV Rio estreou (1957) o Noite de Gala, com imenso sucesso; 02 anos depois, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total.

Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, ele se aventurou com grande destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.

FAMÍLIA:
PAI - do ator Lug de Paula, filho da atriz e comediante Nancy Wanderley; - do comediante Nizo Neto; - do diretor de imagem Rico Rondelli, filho da vedete Rose Rondelli; - de André Lucas (adotivo); - do DJ Cícero Chaves, filho da ex-frenética Regina Chaves; - do ator/escritor Bruno Mazzeo, filho da ex modelo e atriz Alcione Mazzeo; - de Rodrigo e Vitória, filhos da ex-ministra Zélia Cardoso de Mello.

IRMÃO: - da falecida atriz Lupe Gigliotti (com quem contracenou em vários trabalhos na TV); - do cineasta Zelito Viana; - do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula.

TIO: - do ator Marcos Palmeira; - da atriz e diretora Cininha de Paula;

TIO-AVÔ da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya;

MARIDO: da empresária Malga Di Paula.

SAÚDE: Foi internado no dia 02.12.2010, devido a falta de ar; Detectou-se obstrução da artéria coronariana - fez angioplastia; ficou 109 dias internado, recebeu alta no dia 21.03.2011, ficando a maior parte do tempo na UTI; Em 30.11.2011, teve infecção urinária e recebeu alta em 21.12.2011, mas, no dia seguinte voltou a ser internado, com hemorragia digestiva; em 20.02.2012 foi diagnosticada uma infecção pulmonar; piorou as funções respiratórias e renal em 21.03, falecendo 02 dias depois; no dia seguinte foi cremado no Cemitério do Caju/Rio - a seu pedido, metade das cinzas foi levada para Maranguape/CE, e a outra, para o Projac-Globo/Rio, locais onde ele disse que foi mais feliz.

Frases marcantes: RICO X POBRE - Eu sempre defendi o pobre, o preto, o nordestino, o retirante, o mendigo, o preso e o esfarrapado. Então, rico, nos meus programas, sempre fez papéis ridículos, nunca fiz um rico que se desse bem.

POLÍTICA: No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os políticos têm medo do passado. O brasileiro só tem 03 problemas: café, almoço e jantar.

CASAMENTOS X FILHOS: Tem coisa que não se discute: filhos detonam qualquer casamento. São maravilhosos, mas fatais!

REALIZAÇÕES: Saber que falta pouco já é bom. Realizar o pouco que falta é melhor.

MORTE: Penso menos nela do que ela em mim; Não tenho medo de morrer, tenho pena!
O irmão mais velho, Elano de Paula, leu no velório um texto que escreveu há 10 anos e que Chico gostou muito, pedindo que fosse lido quando morresse:

Que Deus nos permita o direito de tê-lo guardado para sempre na memória dos que aqui estão e dos que estarão por vir. Ou, se não for possível, não deixemos que seu corpo leve com ele aquilo que há de ser preservado porque pertence à posteridade: o seu talento.

Acrescentamos: Sua honestidade; sua generosidade; sua solidariedade; sua versatilidade; sua bondade; sua capacidade educativa e... muuito mais!!!

Muita luz, IMENSO CHICO ANYSIO!!!



sexta-feira, 23 de março de 2012

CONVIDADO ESPECIAL: PEDRO GRILO NETO













A Confraria da Amizade recebeu hoje uma visita ilustre: O Artista Plástico, Poeta, Trovador, Cantor, uma figura muito conhecida do natalense, em virtude da sua apresentação "sui generis", como se observa nas fotos.

O convite teve a intenção de proporcionar a apresentação do seu magnífico trabalho constante do álbum cuja capa podemos ver na 1ª foto, intitulada Natal Antiga: Da fundação até 1950.

Ele explicou que foi inspirado na sua convivência pelos locais retratados. A sequência de telas começa pela Praia Primitiva, passando pela Planta Primitiva da povoação e continuando por: Forte dos Reis Magos, Capela dos Santos Reis, Canto do Mangue, Alagado das Rocas, Lagoa do Jacó, Cais do Porto, Coreto da Praça Augusto Severo, Solar Bela Vista, Avenida Rio Branco (Arborizada...), passando pela Lagoa do Baldo, Praia de Areia Preta, Farol de Mãe Luiza, Praia de Ponta Negra e muito mais...

Assim, esse versátil e festejado artista nos conduz por uma viagem ao passado que, certamente, trará muita nostalgia e saudade àqueles que vivem ou viveram nesses locais.

Nossos efusivos parabéns ao grande GRILO e que Deus lhe dê muita saúde e inspiração para continuar nos brindando com essas maravilhas.

Ele é componente da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA), da qual esteve Presidente, e de várias outras prestigiosas Instituições.

Quem quiser adquirir essa valiosa obra pode fazer contato diretamente com ele pelos telefones:
84 - 3202.2125 e 8106.6194 ou grilokabut@hotmail.com VALE O INVESTIMENTO!

segunda-feira, 19 de março de 2012

A TROVA E A POESIA POTIGUARES FICARAM MAIS POBRES...



Aqui está a nossa sentida homenagem a um dos mais sensíveis, criativos e talentosos Poetas

potiguares: FRANCISCO MACEDO foi um grande representante desses segmentos, então

publicamos o tributo feito pelo seu irmão, outro grande Poeta/Trovador, ADEMAR MACEDO:

TRIBUTO A FRANCISCO MACEDO

O Deus que tudo faz e que jamais erra,

que fez a terra, o mar, e que fez a luz

e os meus pais com a aquiescência de Jesus

fizeram Chico Macedo aqui na terra;

um amante da paz que é contrário à guerra

símbolo vivo do amor e do perdão

que já nasceu sem um pingo de ambição,

um pecador, que pra mim não tem pecado;

Muito obrigado senhor, muito obrigado...

Por ter-me dado Macedo como irmão!

Ademar Macedo/RN

Eis a "resposta" do irmão:

A vida de Ademar é um sarau,

sem nenhuma poesia repetida,

razão desta homenagem merecida

desde o primeiro ao último degrau

Suas duas muletas são a nau

pelos mares revoltos desta vida,

para vencer qualquer uma corrida

sempre ao lado do bem, vencendo o mal.

Mesmo útero materno concebeu,

já nascemos, poetas, ele e eu.

Vigésimo e vigésimo primeiro.

Nas três vezes venceu a própria morte,

obrigado, meu Deus, por ter a sorte,

de tê-lo como irmão e companheiro!

E a visão de Francisco sobre o desencarne:

Na vida, a única certeza,

é a morte com seus critérios...

A enfrentarei com grandeza,

mergulhando em seus mistérios.

–Francisco Macedo/RN–

Pois que assim seja! Muita paz, grande FRANCISCO MACEDO!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

POESIA PELO BRASIL À FORA

Meu “currículo” é comum,
digo com toda alegria...
Não tenho curso nenhum
mas sou formado em poesia!

Ademar Macedo/RN


A solidão mais secreta
ganha forma de Poesia,
quando a pena do poeta
encontra a folha vazia...

Edmar Japiassú Maia/RJ


Busquei no universo um dia,
uma resposta eficaz;
que transformasse a POESIA
num hino de amor e paz!!!

Prof. Garcia/RN


Fazer versos é mania
que qualquer um pode ter;
mas os versos com POESIA
nem todos podem fazer!
Archimino Lapagesse/SC


Desvelo é aquele cuidado
com que o poeta, a seu jeito,
passa uma noite acordado
buscando um verso perfeito.

Arlindo Tadeu Hagen/MG


SONETO DO DIA

P O E T A

Nunca lhe falta a sensibilidade,
a sutileza, o dom de transferir
às palavras toda a expressividade
na alegria ou na mágoa de sentir.

O poeta é assim, é versatilidade...
Seja o que for que intente traduzir,
mergulha em vida, em sonho, em realidade,
faz de uma noite a aurora reflorir.

Transcende as dores de um mundo sofrido,
pisa os mistérios do desconhecido,
traz as estrelas para o nosso chão.

E quem o escuta, exclama, fascinado:
“Era assim que eu queria ter cantado,
se soubesse escrever minha canção!”

Dorothy Jansson Moretti/SP


terça-feira, 13 de março de 2012

Vamos criar a CCMEF?

Não há como deixar de transcrever o artigo de Ruth de Aquino publicado com o título desta postagem na revista 'Época' desta semana.

A sugestão dela para a criação da CCMEF (Contribuição dos Corruptos Municipais, Estaduais e Federais) é muito criativa.

Vale a pena ler seu artigo: "Quem falar que resolve a saúde sem dinheiro é demagogo. Mente para o povo.”

Dilma está certa. É urgente. Em lugares remotos do Brasil, hospitais públicos são mais centros de morte que de cura. Não é possível “fazer mágica” para melhorar a saúde, afirmou Dilma. Verdade. De onde virá a injeção de recursos?

A presidente insinuou que vai cobrar de nós, pelo redivivo “imposto do cheque”. Em vez de tirar a CPMF da tumba, sugiro criar a CCMEF: Contribuição dos Corruptos Municipais, Estaduais e Federais.

A conta é básica. A Saúde perdeu R$ 40 bilhões por ano com o fim da CPMF, em 2007. As estimativas de desvio de verba pública no Brasil rondam os R$ 40 bilhões por ano. Empatou, presidente. É só ter peito para enfrentar as castas.

Um país recordista em tributação não pode extrair, de cada cheque nosso, um pingo de sangue para fortalecer a Saúde. Não, enquanto o governo não cortar supérfluos nem moralizar as contas.

Uma cobrança de 0,38% por cheque é, segundo as autoridades, irrisória diante do descalabro da Saúde. A “contribuição provisória” foi adotada por Fernando Henrique Cardoso em 1996 e se tornou permanente.

O Lula da oposição dizia que a CPMF era “um roubo”, uma usurpação dos direitos do trabalhador. Depois, o Lula presidente chamou a CPMF de “salvação da pátria”. Tentou prorrogar a taxação, mas foi derrotado no Congresso.

A CPMF é um imposto indireto e pernicioso. Pagamos quando vamos ao mercado e mesmo quando pagamos impostos. É uma invasão do Estado nas trocas entre cidadãos.

Poderíamos dizer que a aversão à CPMF é uma questão de princípio. Mas é princípio, meio e fim. Não é, presidente? “Não sou a favor daquela CPMF, por conta de que ela foi desviada. Por que o povo brasileiro tem essa bronca da CPMF? Porque o dinheiro não foi para a Saúde”, afirmou Dilma.

E como crer que, agora, não haverá mais desvios? Como acreditar? O Ministério do Turismo deu, no fim do ano passado, R$ 13,8 milhões para uma ONG treinar 11.520 pessoas. A ONG foi criada por um sindicalista sem experiência nenhuma com turismo. Como acreditar?

A Câmara dos Deputados absolveu Jaqueline Roriz, apesar do vídeo provando que ela embolsou R$ 50 mil no mensalão do DEM. Como acreditar?

Os ministros do STF exigem 14,7% de aumento para passar a ganhar mais de R$ 30 mil. Você terá reajuste parecido neste ano? O orçamento do STF também inclui obras e projetos, como a construção de um prédio monumental para abrigar a TV Justiça. É prioridade?

O Congresso gasta, segundo a organização Transparência Brasil, R$ 11.545 por minuto. O site Congresso em Foco diz que cada um de nossos 513 deputados federais custa R$ 99 mil por mês. Cada um dos 81 senadores custa R$ 120 mil por mês. São os extras. E o Tiririca ainda não descobriu o que um deputado federal faz.

“É sério. Vamos ter de discutir de onde o dinheiro vai sair (para a Saúde).” Tem razão, presidente. Mas, por favor, poupe-nos de seu aspirador seletivo. A senhora precisa mesmo de 39 ministérios consumindo bilhões? Aspire os bolsos gordos da turma do Novais, do Roriz, do Sarney.

Apele à consciência cívica dos políticos e juí­zes que jamais precisaram do Sistema Único de Saúde. Vamos criar o mensalão da Saúde. Um mensalão do bem, presidente.

Corruptos que contribuírem serão anistiados. ONGs fantasmas, criadas com a ajuda de ministros & Cia., terão um guichê especial para suas doações.

O pessoal que já faturou por fora com a Copa está convocado a dar uns trocados para a Saúde. Enfiar goela abaixo dos brasileiros mais um imposto, nem com anestesia.

Um dia nossos presidentes entenderão o que é crise de governabilidade. Não é a revolta dos engravatados em Brasília nem a indignação dos corredores e gabinetes. A verdadeira crise de poder acontece quando o povo se cansa de ser iludido.

Os árabes descobriram isso tarde demais. Deitavam-se em sofás de sereias de ouro, cúmulo da cafonice. Eles controlavam a mídia, da mesma forma que os companheiros do PT estão tentando fazer por aqui. Não deu certo lá. Abre o olho, presidente.

OBS: Veio da presidência da república a ordem expressa para a recriação do "imposto do cheque" ou assemelhado. Os "trabalhos" nas duas casas legislativas para ressuscitar esse assalto aos nossos bolsos estão de vento em popa. Virá como um petardo sobre os contribuintes extorquidos diariamente pelos impostos imorais que já pagamos.

Se não houver mobilização por parte da sociedade seremos engolidos por essa imoralidade que nos desrespeita e agride como um chute em nosso traseiro.

Temos de demonstrar a essa marionete que somos nós quem mandamos nela e não o contrário.

Chega de roubalheira custeada com os nossos impostos!!!

quinta-feira, 8 de março de 2012

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES!!!


VALOR DA MULHER

Para as mulheres: Valorizem a sua importância e capacidade.

Para os homens: Não esqueçam de reconhecer e enaltecer o verdadeiro valor da mulher.

EXEMPLO DE VALORIZAÇÃO DA MULHER - Fato verídico:

Numa ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saiu para jantar com sua esposa, Michelle, e foram a um restaurante não muito luxuoso, porque queriam fazer algo diferente e sair da rotina.

Estando sentados à sua mesa no restaurante, o dono pediu autorização aos guarda-costas para aproximar-se e cumprimentar a primeira dama, e assim o fez.

Quando o dono do restaurante se afastou, Obama perguntou a Michelle: "Qual é o interesse deste homem em te cumprimentar?"

Michele respondeu: - Acontece que na minha adolescência este homem foi apaixonado por mim durante muito tempo.

Obama disse então: - Ah, quer dizer que se você tivesse se casado com ele, hoje você seria dona deste restaurante?

Michelle respondeu: - Não, meu querido, se eu tivesse me casado com ele, hoje ELE seria o Presidente dos Estados Unidos.

A resposta é pontual e não permite ser retrucada.

HISTÓRIA: O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.

A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho.

As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857, em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi o incêndio provocado numa fábrica também em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde foram registradas cerca de 150 mortes.

Segundo relatos, as trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas - até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América.

Em 1910 ocorreu a 1ª Conferência Internacional sobre a Mulher, em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, 08 de março ficou estabelecido como o Dia Internacional da Mulher.

No decorrer nos anos, muitas mulheres no mundo se destacaram, por razões distintas, e cada uma delas tem hoje seu nome reverenciado - faça a sua própria lista...

Fonte: http://www.mundodastribos.com